Sabesp anuncia 100% de esgoto tratado em Agudos

Segundo a autarquia, é um significativo ganho para o meio ambiente e a qualidade de vida, além de um incentivo para o desenvolvimento socioeconômico de toda a região

Por Welinton Barros em 08/01/2019 às 16:15:55

Estação de Tratamento de Esgoto de Agudos

Com investimento de R$ 20 milhões, foi concluída em dezembro de 2018 a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Agudos, beneficiando com coleta, afastamento e tratamento de esgotos, cerca de 38 mil moradores da sede do município. Numa primeira etapa foram implantados os coletores tronco nos bairros Bonsucesso I e II, Agudos I e II e Parque Miguel. As obras complementares incluíram a construção de estação de tratamento de esgotos, com capacidade para tratar 107 litros de esgotos por segundo, unidades de bombeamento, redes coletoras, linhas de recalque, coletores tronco, além de interligações e travessias por método não destrutivo em rodovia e ferrovia.

Operando plenamente desde de dezembro de 2018, essas obras foram decisivas para a melhoria da qualidade de rios e corpos d"água, possibilitando um significativo avanço nas condições ambientais de toda a região, por meio da despoluição dos Córregos Agudos e Bonsucesso que contam o município, além de indiretamente o Rio Grande - afluente do Rio Tietê à montante, que deixaram de receber cerca de 61 toneladas/ano de cargas poluidoras, em função da eliminação dos esgotos in natura, resgatando a biodiversidade aquática que estava ameaçada há anos, devolvendo o equilíbrio necessário à vida desses rios e, contribuindo para com a sustentabilidade dos ecossistemas naturais, com consequências diretas na fauna e flora.

Para o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia, "Essas obras representam mais conforto, saúde e confiança para a população local, contribuindo para a melhoria das condições sanitárias e ambientais, com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município e a preservação dos recursos hídricos de toda região".

Atualmente, Agudos conta com 100% no fornecimento de água, 99,9% de coleta e afastamento de esgoto e 100% de tratamento e disposição final do resíduo coletado. O município é modelo em saneamento e seus índices podem ser considerados referência a nível nacional em abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

São investimentos como esse, realizados pela Sabesp, que cumprem o compromisso do Governo do Estado de universalizar os serviços de saneamento e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Agudos, ao ser contemplado com esse benefício, está entre o grupo de municípios brasileiros que, operado por empresas estaduais de saneamento, assegura o progresso e desenvolvimento de toda sua gente. O sistema de esgotamento sanitário de Agudos é um marco na história da região e a Sabesp se orgulha em fazer parte dessa história.

Fonte: Assessoria de Imprensa